AAMPARA

Associação de Atendimento e Apoio ao Autista

quem_somos

A AAMPARA é uma instituição sem fins lucrativos, que visa melhor qualidade de vida às pessoas com autismo, apoiando suas famílias no cuidado e no fortalecimento do vínculo, articulando ações de defesa, orientando e apoiando a família na obtenção de seus direitos.

Desde 2006, ano em que foi fundada, a AAMPARA participa de campanhas de conscientização sobre o autismo, visando uma maior visibilidade das dificuldades enfrentadas pelos autistas e seus familiares.

7

Mantém representatividade junto a Comissão da Pessoa com Deficiência e da Comissão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, buscando melhorias no atendimento, na rede pública de saúde.

6

Participou da formulação da lei 17555 de 30 de abril de 2013, que institui, no âmbito do Estado do Paraná, as diretrizes para a política estadual de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

No final de maio de 2013, entregou ao Ministério Público, um dossiê apontando as principais necessidades dos autistas e suas famílias, buscando garantir seus direitos constitucionais, atendimento à saúde e educação.Neste mesmo documento foi sugerido um centro que contemplasse saúde e educação, visando um suporte no contra turno das crianças em idade escolar e atendimento especializado aos que não tem indicativo de frequentar a escola regular, devido à severidade do seu quadro. 

3

Participação na 6ª Conferência Local de Saúde Amigo Especial, em julho de 2013 no Pequeno Cotolengo, onde foi aprovada a pauta sobre a criação do Centro de Referência em Autismo que deverá ser discutida também na Conferência Distrital de Saúde e tem como objetivo que a proposta chegue até a 12ª Conferência Municipal de Saúde e seja incluída na meta plurianual da prefeitura de Curitiba.

1

Participação da 11ª Conferência Distrital de Saúde do Portão em agosto de 2013, reafirmando a proposta do Centro de Referência em Autismo, com o objetivo de dar maior visibilidade ao problema enfrentado pelas famílias quanto ao atendimento fragmentado e pouco resolutivo oferecido na rede pública de saúde em Curitiba.

9

 

Participação na 12ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba realizada nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2013, no Colégio Estadual do Paraná. Nesta conferência foram votadas as propostas para a implementação das políticas municipais de saúde, bem como a eleição dos conselheiros que irão compor o Conselho Municipal de Saúde na gestão 2013/2015. Foram levadas a votação as propostas apresentadas pela CSM (Comissão de Saúde Mental), que conta com a representação da AAMPARA, solicitando a implantação de Centros especializados em TEA, com equipes multidisciplinares e metodologias de trabalhos adequadas ao autismo, diagnóstico precoce através de indicadores clínicos de risco e capacitação para profissionais e familiares, bem como as propostas aprovadas na Conferência Distrital.

DSCF8937


No dia 08 de abril de 2014, foi lançado o livro AUTISMO: PERSPECTIVAS NO DIA A DIA. O livro contou com a colaboração de uma equipe multiprofissional que traz de forma simples, informações atualizadas da parte médica, educacional e terapêutica, com o objetivo de auxiliar os profissionais e familiares de autistas a trabalharem o seu desenvolvimento. Este valioso trabalho teve a parceria da AAMPARA e do CENEP, patrocínio da ITAIPU e o apoio do deputado Péricles de Mello e colaboradores.

10649698_329472943896627_1194935406328515446_n

Orientação aos pais ao receberem o diagnóstico de autismo de seus filhos e os possíveis encaminhamentos.

 

asid-01 ufpr_vetor-01 Logomarca Sanepar
logo vibe-01 positivo Logomarca Sanepar
unimed-01 dm  

1° SIMPÓSIO REGIONAL SOBRE AUTISMO – 05/04

05 de abril

CONCERTO DE NATAL – POSITIVO

O Concerto de Natal 2013 do Positivo, teve a participação dos cantores Paulo Barato e Márcia Kaiser e a participação especial da cantora Fafá de Belém. O espetáculo contou ainda com a participação da orquestra filarmônica regida pelo maestro Alexandre Brasolim e os corais da universidade e colégio Positivo. A direção do espetáculo foi de Jô Braska Negrão. O grupo Positivo este ano, reverteu parte da renda obtida com a venda dos ingressos para a AAMPARA.

IMG_1528

evento_02

evento_03

evento_01


AAMPARA Associação de Atendimento e Apoio ao Autista | Rosimere Benites - Presidente | (41) 8416-9537